A Festa começou no dia 3 de abril, com o desfile das Comitivas pela baixa da cidade e a cerimónia de Boas-Vindas, na Praça dos Pescadores, onde não faltaram a simpatia das mascotes Blitz e Tiry e a música de Miguel Filhó para animar as “hostes”. A competição colocou em campo as seleções distritais nos escalões sub-14 e sub-16, femininos e masculinos que deram tudo por tudo para subir ao pódio.
Os jogos, que foram disputados em vários pavilhões desportivos do concelho, decorreram com muita garra por parte das equipas e enorme apoio das respetivas claques e público presente.
A seleção de Lisboa arrecadou o primeiro lugar do pódio em sub-14 femininos, o segundo lugar foi para a equipa de Aveiro e o terceiro lugar para a Associação de Basquetebol de Santarém. Em sub-14 masculinos, o Porto foi o grande vencedor, ficando Lisboa em segundo classificado e a Associação de Basquetebol do Algarve subiu ao pódio em terceiro lugar.
No escalão sub-16 femininos o Porto sagrou-se vencedor, cabendo o segundo lugar a Lisboa, ficando em terceiro classificado a equipa da Associação de Basquetebol de Aveiro. Em sub-16 masculinos a vitória foi para Lisboa, o segundo classificado foi Aveiro e a terceira posição do pódio foi ocupada pela Associação de Basquetebol do Porto.
A Entrega dos Prémios e a Cerimónia de Encerramento decorreram no Pavilhão Municipal de Albufeira. Para além das medalhas entregues aos primeiros três classificados de cada escalão (femininos e masculinos), foi assinalado um momento especial em que foram entregues os seguintes prémios: “árbitro revelação”, Fábio Alves da Guarda; “oficial de mesa revelação”, Mónica Gameiro de Lisboa; “árbitro atitude”, Filipe Silva de Castelo Branco e “prémio de melhor claque”, atribuído a Aveiro.
Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira disse estar muito orgulhoso por continuar a receber a maior competição federada de basquetebol juvenil no concelho, deixando a garantia que “a 17ª edição (12ª com a colaboração do Município) se irá realizar uma vez mais em Albufeira”. José Carlos Rolo agradeceu à Federação Portuguesa de Basquetebol e à Associação de Basquetebol do Algarve (organizadores da Festa), aos clubes do concelho e aos técnicos da autarquia que colaboraram para que a iniciativa fosse um sucesso, tendo destacado, igualmente, a presença de “Tomás Barroso, um albufeirense que é o exemplo vivo para os atletas do que melhor se faz na modalidade e que com esforço e empenho se pode chegar mais longe”. O autarca destacou a vertente solidária do evento, que este ano atribuiu 3 mil e oitenta euros à ADSA – Associação de Recolha de Sangue e Medula Óssea de Albufeira e disse estar muito feliz porque “este é mais um evento de grande qualidade desportiva que contribui para suportar positivamente a candidatura de Albufeira a Capital Europeia do Desporto 2026”, cujo dossier de candidatura foi entregue ao presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto na passada sexta-feira dia 4 de abril.
O presidente da Federação Portuguesa do Basquetebol, Manuel Fernandes, por sua vez, agradeceu a excelente colaboração do Município de Albufeira “sem a qual não estaríamos aqui pelo 11.º ano a fazer esta grande Festa do Basquetebol e por termos a garantia, por parte do presidente da Câmara, que no próximo ano iremos continuar esta parceria tão positiva. Ganha a modalidade, os atletas, os clubes e as associações, ganha Albufeira que durante estes dias é a capital nacional do basquetebol”.