A exposição “Mundos Antigos” é constituída por um conjunto de pinturas a óleo e acrílico com estrutura de areia, inspiradas na arquitetura antiga da Grécia e da Itália romana.
“Cada pintura conta a sua própria história, o que expressa a minha conexão e fascínio pelo Mundo Antigo”. Ainda a propósito dos trabalhos patentes na exposição, Ben Helmink, sublinha que “a divisão de algumas pinturas em três partes – os trípticos – causam uma tensão extra que procuro”.
Ben Helmink nasceu na Holanda e desde a sua infância é apaixonado pela pintura e pelo desenho. Trabalhou na Gerrit Rietveld Academy em Amsterdão e estudou História da Arte e Educação Artística. Vive no Alentejo desde 2006, perto de Santa Clara-a-Velha. No seu atelier “Monte das Moradias” expressa vários temas como as paisagens alentejanas, a Música e a Dança. A maior parte das exposições estiveram no Algarve e em Lisboa, mas também galerias da Holanda e Espanha estão interessadas.
Pinta especialmente o período do Renascimento italiano e a arquitetura antiga da Grécia, numa série de pinturas expostas com o título “Mundos Antigos“.
A técnica utilizada na sua Arte é reconhecida especialmente pelo uso de areia e ardósia. Para todos os interessados em aprender a pintar com essa estrutura única, o atelier “Monte das Moradias” organiza workshops no estúdio e no Country Hotel junto à Lagoa de Santa Clara. A maior parte das obras encontra-se em exposição permanente no Santa Clara Country Hotel.
A exposição conta também, com uma instalação, da autoria de Sonia Cabañas, intitulada “Dirigida ao pólen”, constituída pelos seguintes trabalhos: Cisne (papel), Pato (papel), Coruja (papel), Flor (papel), Pássaros (barro com pedras – técnica mista).
A artista é natural do México, tendo estudado pintura e desenho em cursos livres na Escola Nacional Autónoma de Artes Plásticas “Academia de San Carlos”, da Universidade Autónoma do México. Atualmente reside no Algarve.
A sua arte envolve todas as técnicas da pintura e do desenho, incluindo a cerâmica e o papel marché. É membro da associação de artistas da Peace and Art Society de Portugal. Foi membro da Associação Internacional ArtNations e.V. de Munique, Alemanha. É co-curadora executiva das exposiçôes de Portugal e Espanha da GAPI - Gogyoshy Art Project Internacional da Holanda. É membro especialista da subcomissão da Comissão Arte e Cultura e Desenvolvimento na Coreia do Sul, bem como membro especialista da arte digital do comité de Arte da Federação Internacional de Cultura e da Arte desse país.
Já exibiu o seu trabalho artístico, individual e coletivamente, em países como o México, Portugal, Brasil, Espanha, Holanda, Bélgica, Reino Unido, Itália, Finlândia, Alemanha, Coreia do Sul, Irão, República do Norte da Macedónia Turquia, Argentina, Japão, Arménia, Sérvia, Estados Unidos da América, Nepal, Peru, Índia, Marrocos e Singapura.