O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, visivelmente satisfeito com a notícia, referiu que “se trata de mais um motivo de orgulho para o concelho”, recordando que já em 2017, Paderne foi finalista do concurso “7 Maravilhas de Portugal”, na categoria Aldeia Rural. “Paderne é uma freguesia com enorme potencial turístico, sob o ponto de vista dos recursos naturais e paisagísticos, mas também pelo seu legado histórico, patrimonial e cultural, tão rico em tradições, usos e costumes que é necessário preservar e transmitir às futuras gerações”. José Carlos Rolo sublinhou a importância do projeto, não só sob o ponto de vista promocional e da valorização do património local, mas sobretudo pelo que significa em termos da fixação e rejuvenescimento das populações, reforço da identidade cultural, criação de emprego e melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Paderne.
Recorde-se que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos no âmbito da rede das Aldeias de Portugal tem apoiado o desenvolvimento e a requalificação de aldeias, nomeadamente através do financiamento da recuperação de fachadas de edifícios, investimento em infraestruturas públicas, criação de alojamento turístico, oficinas de artes e ofícios, postos de venda, tabernas, restaurantes, formação/sensibilização da população e agentes económicos, bem como de atividades culturais e de animação
“Aldeias de Portugal” é uma iniciativa da ATA – Associação do Turismo de Aldeia, criada em 1999, atualmente constituídas por 83 aldeias classificadas e integradas nos territórios de intervenção das 15 ADL`s da região norte do País. É composta por vários grupos de ação local (GAL) que se reuniram em rede, conjugando esforços com vista à dinamização e promoção turística dos respetivos territórios, associada à valorização dos recursos endógenos locais e regionais. O projeto continua a crescer, gerando receitas significativas. Reconhecendo as potencialidades do conceito, a Associação In Loco, juntou-se à parceria com vista a alargar a rede nacional ao Algarve, nomeadamente ao território do Grupo de Ação Local “Interior do Algarve Central”.
Refira-se outra boa notícia associada ao projeto - a imagem promocional da rede foi premiada nos “Graphis Design Annual 2021” com o rebranding das Aldeias de Portugal. O trabalho coordenado pelo designer Paulo Marcelo teve por base a utilização de símbolos do imaginário popular e da etnografia portuguesa. O resultado foi o redesenho de uma andorinha, símbolo da tradição, da saudade e do regresso a casa. “Tal como a andorinha não esquece o seu ninho também nós não devemos esquecer as nossas aldeias”, refere o autor.