Para assinalar o Dia do Euromelanoma, comemorado em toda a Europa a 20 de maio, o Município de Albufeira promoveu uma ação de sensibilização para a prevenção do cancro da pele.
Na passada quarta-feira, 20 de maio, foram distribuídos folhetos informativos por todo o concelho, com especial incidência nos estabelecimentos de ensino, alertando crianças e jovens para os perigos da exposição solar excessiva e os malefícios que pode originar na pele.
O melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave. Todos os anos, surgem mais de 10 mil novos casos em Portugal. Cerca de metade dos melanomas ocorrem em indivíduos com mais de 50 anos, mas o tumor é também muito frequente nos jovens com idade inferior a 30 anos, que são alvo de maior exposição solar pela frequência de praia."
Devem ser implementadas ações com vista a sensibilizar a população para os efeitos nocivos na saúde decorrentes da exposição excessiva ao sol. Os grupos vulneráveis (idosos e pessoas portadoras de doenças crónicas), bem como as crianças, merecem um cuidado especial, devendo-se redobrar os cuidados nestes casos”, destaca Ana Vidigal, vereadora com o pelouro da Saúde.
Numa altura em que o calor já convida a ir à praia, o Município de Albufeira alerta munícipes e turistas para adotarem um comportamento preventivo e seguirem um conjunto de medidas de proteção (ver barra lateral).
Proteja-se pela sua saúde!