Decorreu ontem, dia 5 de abril, a abertura do “Espaço Albufeira com Coração”, localizado na Rua António Aleixo n.º 22. O espaço cedido pela Santa Casa da Misericórdia do concelho e que parte de uma parceria do Município de Albufeira com a associação ABC – Algarve Biomedical Center reuniu, no período da manhã, os membros do Executivo, Serviços Municipais de Proteção Civil, GNR, Santa Casa da Misericórdia, entre outras entidades.
Integrado nos programas PDAE – Programa de Desfibrilhação Automática Externa e o A3_COR – Programa de Reabilitação Cardíaca e de Osteoartrose, o novo “Albufeira com Coração” pretende sensibilizar e reabilitar todos os indivíduos, que tenham fatores de risco cardiovasculares, para uma vida ativa, saudável e segura, disponibilizando conhecimentos acerca dos comportamentos a adotar numa situação de urgência médica.
Recorde-se que, o programa PDAE providencia mais de 11 equipamentos móveis, entre eles, viaturas da GNR, Bombeiros Voluntários de Albufeira, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, possibilitando uma resposta mais eficaz em caso de emergência. Por sua vez, o programa A3_COR – Algarve Active Ageing Cardiac and Osteorthritis Rehabilitation, apresentando por Tatiana Neto e Maria Pinto, pretende implementar um protocolo de exercícios destinados a doentes que sofram de pós-enfarte, hipertensão ou osteoartrose nos joelhos, sempre com o intuito de “reabilitar e melhorar a qualidade de vida dos doentes”, frisam.
José Carlos Rolo, presidente da autarquia, reforçou que “é de extrema importância que, enquanto município, consigamos dar resposta à necessidade dos nossos residentes e dos milhares de turistas que nos visitam anualmente”. O edil revelou, ainda que, “Albufeira encontra-se num dos primeiros lugares do ranking de concelhos com mais desfibrilhadores na via pública, o que comprova a nossa preocupação em dar uma resposta rápida de forma preventiva aos munícipes”.
Refira-se que o espaço foi financiado pela associação “Cresce Algarve 2020”, juntamente com o Município e que, será alargado para uma segunda localização, no Pavilhão Desportivo dos Olhos de Água. Atualmente, o programa serve cerca de uma centena de pessoas, sendo que neste novo espaço podem estar cinco pessoas simultaneamente.