O primeiro Seminário “Segurança em Eventos – Destinos Turísticos”, a realizar pelo Município de Albufeira no próximo dia 30 de março (quinta-feira), das 9h00 às 18h00, no Auditório Municipal tem por objetivos abordar as principais orientações no âmbito da realização de eventos, nomeadamente no que se refere ao planeamento, organização e coordenação de ações em emergências; clarificar o regime jurídico no âmbito da realização de eventos, concretamente os que ocorrem em recintos itinerantes e improvisados; refletir sobre a necessidade de estruturar e gerir os procedimentos; proporcionar a reflexão sobre as ameaças e a cooperação entre os responsáveis da área da segurança e entender os impactos da realização de eventos em destinos turísticos.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira considera de extrema importância a realização deste tipo de eventos que colocam frente a frente os principais intervenientes e responsáveis pela segurança, proporcionando-lhes a oportunidade de refletirem sobre uma área que tem implicações importantes na imagem dos destinos turísticos. “O crescimento das viagens e do turismo a nível global fazem da segurança um fator decisivo na altura de escolher o destino das próximas férias. Com o crescimento da indústria turística, aumentou, também, a oferta de grandes eventos a nível nacional e internacional, que reúnem no mesmo espaço milhares de pessoas, com a segurança como fator crítico de sucesso e consequências importantes para a imagem do evento, da cidade e do próprio país que organiza”, destaca José Carlos Rolo.
O Seminário, que conta com a moderação da jornalista Elisabete Rodrigues, tem a sessão de abertura marcada para as 9h30.
Durante a manhã decorre um painel dedicado à Segurança em Eventos, com os seguintes temas: “Escolher um destino com (muita) segurança: a perceção de risco dos turistas que visitam o Algarve (Maria Brás – Universidade do Algarve); Segurança e Gestão do Risco em Eventos e Destinos Turísticos (Daniel Neves – Proteção Civil da Lourinhã); Como podem as agendas culturais tornar-se importantes atrações turísticas ou a importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turístico (Alexandra Rodrigues – Universidade do Algarve); O contributo dos eventos para o desenvolvimento turístico (Carla Ponte – Município de Albufeira).
A sessão de trabalhos retoma a seguir ao almoço, às 14h00, com o segundo painel sobre Gestão de Riscos que conta com as seguintes intervenções: Dispositivos de emergência médica em eventos de massa (Tiago Augusto – INEM); Segurança no Turismo na indústria de eventos – Planos de Prevenção e Segurança (Domingos Antunes – Comando Metropolitano de Lisboa); Operações especiais de segurança em eventos (Paulo Santos – GNR). O terceiro painel, às 15h00, aborda as Medidas de Autoproteção/Planos de Prevenção e conta com duas intervenções: Medidas de Autoproteção e Condições de Segurança contra incêndio em recintos itinerantes ou provisórios – RJSCIE e RTSCIE (António Varela – ANEPC Algarve) e Documentos Operacionais: Eventos (Richard Maques – ANEPC Algarve). O quarto, e último, painel do Seminário, que está marcado para as 16h00, é inteiramente dedicado aos seguintes casos práticos: Fim de Ano em Albufeira (Leonor Luz - SMPC de Albufeira); Santos Populares (Margarida Castro Martins – SMPC de Lisboa) e Super Bock Super Rock (Mónica Franco – SMPC de Sesimbra).
As inscrições decorrem até ao próximo dia 28 de março (terça-feira), através do email: seguranca.eventos@cm-albufeira.pt. Para mais informações ligar para os telefones: 289 599 503| 289 246 924.