Mitos e preconceitos ainda pairam sobre a sexualidade de pessoas com deficiência, mas as crenças começam a mudar paulatinamente. Um dos mitos mais comuns é considerar que as pessoas com deficiência são assexuadas.
É precisamente para desmitificar tais mitos, bem como transmitir conhecimentos e partilhar experiências que visam chamar a atenção para a problemática que no próximo dia 14 de fevereiro, o Município de Albufeira vai reunir na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, a partir das 10h00, especialistas na área da sexualidade e psicologia, entidades que trabalham na área e alguns jovens que irão transmitir o seu testemunho na primeira pessoa.
A sessão de abertura vai contar com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, e da vice-presidente da autarquia, Ana Pífaro, responsável pelo pelouro da Ação Social.
A sessão de trabalhos têm início às 10h20, com a apresentação do tema “Sexualidade e Deficiência: Claro que sim! “por Jorge Cardoso. A segunda intervenção “Direitos Sexuais são Direitos Humanos”, fica a cargo de Maria Manuela Ralha, vereadora da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Pelas 11h40 está prevista uma pausa para café e os trabalhos retomam pelas 11h55, com o tema “Sexualidade!!! Direito ou realidade… Um Sentir diferente!!!” que fica a cargo da SPA – Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais. No final há um período destinado a debate e reflexão. Na parte da tarde estão previstas duas intervenções: “Sexualidade e afetos na deficiência – A realidade institucional do Lar de S. Vicente da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira”, marcada para as 14h30, a que se segue o tema “Informação e orientação para uma renovada sexualidade”, por Ana Garrett. No final abre-se novo período de debate e reflexão, sendo que o encerramento dos trabalhos está previsto acontecer por volta das 16h30.
A participação é gratuita. Para mais informações e inscrições contacte o Espaço Integrar.