O Curso de Iniciação às Técnicas de Tecelagem, que faz parte do Programa de Atividades do futuro Centro de Artes e Ofícios de Albufeira, integra a componente formativa, expositiva e comercial do Centro, no âmbito da produção artística local e regional, com vista à promoção do empreendedorismo e à integração de fatores de inovação em setores económicos tradicionais e, ou, áreas de negócios emergentes, tais como o artesanato, produtos locais, áreas criativas, entre outros.
O Curso, que é promovido pelo Município de Albufeira em parceria com o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património - único centro de formação da Rede de Centros do IEFP específico para as Artes e Ofícios em Portugal - é ministrado por Guida Fonseca, artista têxtil e formadora em tecelagem, tapeçaria e tinturaria natural, com trabalho desenvolvido na área da pesquisa, salvaguarda e reinterpretação da nossa tecelagem tradicional. Paralelamente, Guida Fonseca cria e expõe internacionalmente obras de arte têxtil.
O programa curricular do curso, que tem a duração de 100 horas, inclui: Iniciação às Técnicas de Tecelagem (25 horas), Debuxo – estudo de efeitos e padrões (25 horas) e Projeto (s) de Tecelagem (50 horas).
A formação é de frequência gratuita e destina-se a ativos empregados (9º ano ou mais) e desempregados há menos de 12 meses, com escolaridade igual ou superior ao 12º ano.
Os interessados devem enviar a sua inscrição para o email: Anabela.gomes@cm-albufeira.pt, a qual deverá ser acompanhada dos seguintes documentos: Cartão de Cidadão, Passaporte, Título de Residência ou outro; Certificado de Habilitações, Declaração de atividade ou Inscrição no Centro de Emprego (se está desempregado - Declaração do Centro de Emprego, se é trabalhador por conta própria - Declaração das Finanças, se é trabalhador por conta de outrem – Declaração da entidade patronal) e comprovativo de IBAN.
Cada documento a enviar (por ex.º juntar a frente e o verso do C.C. no mesmo ficheiro) deverá estar em formato pdf ou jpeg com um tamanho máximo de 2MB para possa ser efetuada a inserção dos documentos na plataforma da CEARTE.