O Dia da Mulher foi celebrado em Albufeira num ambiente de conversa animada, abordando não só questões relacionadas com a imagem do feminino, mas também matérias respeitantes à igualdade de género. Deste modo, oito mulheres do concelho com posturas sociais distintas partilharam com o público as suas opiniões em torno de temáticas que foram desde a liderança até à igualdade, passando também pela criminalização do assédio sexual, maternidade e outros.
Esta conversa, organizada pelo segundo ano consecutivo pela Câmara Municipal e que se intitula“Mulheres da nossa terra” tem por objectivo assinalar a efeméride com a palavra de mulheres que na contemporaneidade expressam de modo peculiar a sua atitude face às vicissitudes sociais, políticas e culturais.
Com o Salão Nobre lotado, as oito convidadas deste ano foram fortemente aplaudidas não só quando brincavam com os “clichés” do feminino, como quando expressaram pensamentos e confidências.
A voz ouvida, com a moderação de Idalécia Rodrigues, técnica de comunicação do Município, foi a de Ana Simões (bióloga marinha), Ana Rita Santos (psicóloga educacional), Célia Amado (arquitecta), Georgina Ramos (empresária), Isabel Feio (professora de dança oriental), Malu Ferrão (professora), Marina Zueva (campeã do mundo em Muay Thai) e Vânia Beliz (sexóloga), na presença de todo o executivo camarário.
O presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa acentuou a importância destas iniciativas para o debate em torno da problemática do género e da cidadania, ao passo que o Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas destacou a necessidade de ainda haver muito a fazer no que concerne à mentalidade vigente em torno do que são as mulheres.