PRAIA DOS PESCADORES ACOLHE RASTREIO DE CANCRO DE PELE

No próximo sábado, a Praia dos Pescadores vai ser palco da campanha de sensibilização e prevenção “Lugares Seguros ao Sol”, que inclui uma breve formação sobre os perigos da excessiva exposição solar, seguida de um rastreio gratuito à pele. A ação irá decorrer entre as 8h00 e as 12h00 e destina-se a todos os veraneantes que pretendam prevenir situações de risco.

A Praia dos Pescadores, em Albufeira, é uma das cinco zonas balneares escolhidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em conjunto com o Lidl Portugal, para realizarem uma ação de sensibilização e prevenção para os perigos da exposição solar excessiva e para a necessidade de serem tomadas precauções com a pele durante todo o ano, em especial no verão.

A iniciativa, que tem como grande objetivo a promoção da saúde e a prevenção do cancro, decorrerá entre as 8h00 e as 12h00 do dia 13 de agosto, sábado, e é composta por uma breve formação acessível a toda a família, liderada por uma equipa de voluntários da LPCC, que irão ainda oferecer um chapéu-de-sol com proteção raios UV, protetor solar e jogos para as crianças, para que de forma lúdica e didática aprendam desde cedo hábitos saudáveis ao sol. As famílias que revelarem alguma preocupação serão ainda convidadas a participar na campanha de rastreio à pele que decorre em simultâneo.

“Esta ação vem ajudar-nos a alcançar uma população importante – os banhistas – promovendo o autoexame e permitindo o reencaminhamento de casos para o dermatologista, se necessário. Noutras ações semelhantes verificámos uma média de 10% de casos reencaminhados. Pretendemos chegar a pessoas com e antecedentes pessoais e/ou familiares, fototipo baixo (pele, olhos claros) e que realizam exposições intensas ao Sol”, explica a organização.

O rastreio à pele é efetuado por médicos dermatologistas voluntários da LPCC e garante toda a privacidade do paciente, sendo realizado numa zona exclusiva, permitindo um diagnóstico precoce. Caso se verifique a necessidade, será efetuado o encaminhamento para as Unidades de Saúde.

Recorde-se que em Portugal são diagnosticados por ano 10 mil novos casos de cancro de pele. O melanoma é um cancro que surge espontaneamente ou sobre um sinal que se modifica. Qualquer modificação do aspeto de um sinal pode ser um alerta para um tumor maligno. O risco de tumor cancerígeno aumenta se houver antecedentes pessoais e/ou familiares, em pessoas com fototipo baixo (pele, olhos claros, que se queimam facilmente ao sol), que têm vários sinais de formas e tamanhos muito variados, que realizam exposições intensas e de curta duração aos raios de Sol.

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também