Refira-se que, atualmente, a capacidade da Escola Básica Integrada de Ferreiras encontra-se esgotada, havendo a necessidade urgente de mais salas para a componente letiva e espaços diferenciados, sendo que até à presente data, a solução encontrada passou por recorrer a contentores para fazer face às carências sentidas, o que tem gerado múltiplos problemas de funcionamento no referido estabelecimento escolar.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira frisa que “a solução, considerada provisória, não consegue dar resposta efetiva e de qualidade ao serviço prestado aos alunos, professores, educadores e pessoal auxiliar face aos padrões exigidos para os equipamentos escolares”, pelo que a Câmara Municipal decidiu abrir concurso público destinado à execução das obras de requalificação e ampliação da escola. José Carlos Rolo recorda que “a transferência de competências do governo para as autarquias na área da educação implica uma responsabilidade acrescida para o Município”, quer no que respeita à construção e manutenção dos equipamentos escolares quer ao nível da promoção de uma resposta qualitativa de integração e inclusão social e territorial.
A intervenção preconizada para a Escola Básica Integrada de Ferreiras tem por objetivo melhorar e expandir, a diversos níveis, um estabelecimento escolar com vários anos de existência, que integra o 1º, 2º e 3º ciclo e, ainda, uma unidade de autismo, com necessidades específicas.
Na impossibilidade de ampliar o equipamento de ensino para fora do recinto escolar, a autarquia optou por construir um novo edifício, que envolve o já existente, no extremo norte do recinto, com vista a melhorar as condições do serviço pedagógico prestado à comunidade educativa, resolvendo os constrangimentos existentes, com impacto significativo ao nível do processo de ensino e de aprendizagem e que, simultaneamente, contribui para valorizar e dignificar o parque escolar da freguesia de Ferreiras.
Assim, após concluída a obra, a Escola Básica Integrada de Ferreiras irá ficar com um total de 5 blocos: Bloco A (Edifício da EB2,3); Bloco B (bloco novo); Bloco C (não contemplado na candidatura PRR); Bloco D (não contemplado na candidatura PRR); Bloco E (Pavilhão Desportivo) e espaços exteriores com adequada intervenção paisagística.
Ao nível do Bloco A, já existente, a intervenção contempla alterações pontuais, mantendo-se no piso térreo a sua distribuição funcional. O refeitório irá ser ampliado, ficando com uma capacidade para 284 lugares. No piso superior há a destacar a utilização do antigo auditório como Sala de Aula, bem como a adaptação do atual espaço da biblioteca para 2 Salas de Aula normais e 1 gabinete. A Área de Convívio do Aluno vai sofrer uma pequena adaptação para ficar protegida da chuva, o que torna o espaço mais convidativo, polivalente e integrador. Este edifício já se encontra dotado de uma plataforma elevatória nas escadas, que irá ser mantida.
O foco da intervenção consiste na construção de um novo bloco – Bloco B que “abraça” o edifício existente na zona da Cantina e Espaço de Convívio, com uma entrada autónoma para permitir e fomentar a abertura da escola à comunidade. O edifício é constituído por 3 pisos: piso -1 que acolhe os espaços de apoio ao Auditório; Camarins e Arrumos; piso 0 que integra o Átrio de acolhimento e Receção; Auditório para 150 lugares, mais 4 lugares para pessoas com mobilidade condicionada; espaços de apoio; Zona técnica; Laboratório; Sala de Ciências e Instalações Sanitárias Adaptadas e piso 1, onde estão localizados um Laboratório, Sala de Música; Sala de Informática; 4 Salas de Aulas normais; Sala para pequenos grupos; Biblioteca; Instalações Sanitárias Adaptadas e Arrumos. O bloco dispõe, também, de uma zona exterior coberta, junto à sala de convívio, que permite que os alunos usufruam do espaço com condições de conforto e segurança.
No Bloco C (edifício já existente da EB1) não será efetuada qualquer intervenção a nível do espaço físico, estando apenas previsto que duas das salas de aula, localizadas no piso térreo, na proximidade da unidade de autismo fiquem afetas à referida valência. Assim, o bloco C ficará a dispor de 8 salas de aula destinadas ao 1º ciclo e 3 salas dedicadas ao ensino especial.
Bloco D – Edifício novo da EB1, localizado ao nível do piso superior do bloco C, visa colmatar a falta o défice de espaços letivos, através da criação de mais 4 salas de aula; instalações sanitárias e sala de apoio. Este bloco é constituído por 2 pisos: piso 0 que integra 2 salas de aula normais e instalações sanitárias adaptadas e piso 1 que acolhe mais 2 salas de aula normais e 1 sala de apoio.
O Bloco E destina-se ao Pavilhão Desportivo, sendo que a intervenção consistirá, apenas, na substituição do piso desportivo da nave principal.
Os espaços exteriores serão sujeitos a uma intervenção paisagística que tem por objetivo valorizar e dignificar o recinto escolar. Refira-se que toda a envolvente às zonas edificadas irá ser dotada de zonas de estadia e percursos pedonais acessíveis, agradáveis e convidativos à permanência dos alunos e de outros utilizadores. Por outro lado, irão ser criados espaços polivalentes, que garantam autonomia, segurança e conforto e que estimulem a aprendizagem e a sociabilidade. Por último, é importante que se refira que na presente obra houve a preocupação de optar por soluções que requerem uma manutenção simples e sustentável.