No total das duas formas de votação (presencial e telefónica) foram contabilizados 1034 votos, 1020 dos quais foram considerados válidos, o que corresponde a 98,6% da votação total.
O projeto nº 8 – Requalificação do Polidesportivo da Guia foi o mais votado, com 318 votos válidos. A obra, que consiste em algumas intervenções necessárias ao melhoramento do equipamento tem um custo de execução no valor de 54.500,00€, não esgotando a totalidade da verba destinada à execução de projetos no âmbito do OP 2016 – 100 mil euros.
Desta forma, e de acordo com a Normas de implementação do Orçamento Participativo Albufeira 2016, vai ser possível concretizar também o segundo projeto mais votado, o nº 5 – Reabilitação da zona de Recreio da Escola Básica nº1 de Albufeira, que tem um valor de execução de 40.000,00€.
A propósito desta segunda edição do Orçamento Participativo, Carlos Silva e Sousa refere que “foi uma experiência muito positiva, tendo sido aprovado um projeto que é de extrema importância para o concelho e para a Freguesia da Guia em particular. A Requalificação do Polidesportivo da Guia irá criar novas valências sociais e culturais, contribuindo para o melhoramento da qualidade de vida dos munícipes. Gostaria de sublinhar que este ano o projeto mais votado não esgotou a totalidade da verba destinada ao Orçamento Participativo, o que possibilitou a aprovação do segundo projeto mais votado – Reabilitação da Zona de Recreio da Escola Básica nº1 de Albufeira – que apesar de envolver um investimento mais reduzido é de enorme importância para as crianças daquele estabelecimento de ensino, que desta forma irão ficar com um espaço mais convidativo e com mais segurança para desenvolverem as suas atividades”.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “esta é a prova de que a população albufeirense está atenta, participa e que através deste mecanismo pode procurar encontrar soluções para algumas necessidades sentidas no seu dia-a-dia. Por isso, o OP é uma experiência para continuar”. O autarca concluiu que o OP tem por objetivo “garantir uma maior transparência na gestão municipal, ao mesmo tempo que aproxima os munícipes dos decisores políticos através da sua participação ativa na tomada de decisões”.
Recorde-se que o Orçamento Participativo de Albufeira realiza-se pelo segundo ano consecutivo, sendo que logo na primeira edição contou com uma forte adesão por parte da comunidade que elegeu como projeto vencedor o “Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira”, equipamento que localizado em terrenos da Autarquia, junto ao Estaleiro Municipal, em Vale Pedras, atualmente em fase de execução.