Os cartazes fazem parte da história do 25 de Abril. Neste período as paredes das cidades, um pouco por todo o País, foram invadidas por cartazes, de várias cores, formas e texturas, com mensagens políticas e palavras de ordem que marcaram a rutura com os tempos de censura e de ditadura. Os cartazes transformaram-se, então, numa das mais poderosas ferramentas de comunicação às massas.
Refira-se que na época, o cartaz suscitou a adesão de diversos artistas como Vieira da Silva, João Abel Manta, Vespeira, entre outros artistas plásticos, no entanto, há medida que os partidos políticos foram ganhando força, a sua participação ficou cada vez mais reduzida e os cartazes transformaram-se no principal veículo de propaganda, comunicação e informação política.
Abril é o mês ideal para recordar e refletir sobre estas vivências em forma de exposição, por isso, fica desde já o convite: visite a exposição “Revolução de Abril em Cartazes Históricos”, iniciativa que integra o programa de Comemorações do 25 de Abril do Município de Albufeira.
A mostra vai estar patente na Sala de Extensão Cultural do Arquivo Histórico de Albufeira, na Rua João Bailote, de 3 de abril a 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.
As visitas para a população em geral, grupos e escolas carecem de marcação prévia para o email: arquivo.historico@cm-albufeira.pt ou para o telefone: 289 599 638.