O Auditório da Caixa Agrícola de Paderne vai acolher, hoje, dia 30, a terceira sessão participativa relativamente ao ITI – Instrumento Territorial Integrado entre a região do Algarve e do Alentejo. A iniciativa, organizada pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e do Algarve, tem como objetivo responder aos desafios em torno de duas questões prementes partilhadas entre os referidos territórios: a água e os ecossistemas de paisagem, bem como as implicações diretas que têm sobre os territórios e as pessoas.
A auscultação e o envolvimento dos diversos atores são basilares para a metodologia deste ITI, que assenta na promoção de um processo de participação alargado, onde as forças vivas da sociedade possam contribuir ativamente no mesmo.
Trata-se de uma ação dinâmica destinada à recolha de contributos para a elaboração do referido instrumento de planeamento territorial, nomeadamente, o que se pretende passa por recolher opiniões sobre que instrumentos de política e projetos estruturantes devem integrar o Plano de Ação? Que iniciativas as diferentes organizações podem protagonizar? Que princípios para o modelo de organização devem ser adotados?
A sessão é aberta a todos os participantes, contudo, é necessário inscrição prévia, através do email algarve2030@ccdr-alg.pt.
Refira-se que o projeto, composto por cinco sessões, começou no dia 29, em Monchique, e para além da sessão a decorrer hoje em Paderne; no dia 2 de junho acontecem mais duas sessões (as últimas): na Biblioteca Municipal de Ourique, das 10h30 às 13h00 e em Almodôvar, no Fórum Cultural, das 14h30 às 18h00.