A “Taça de Portugal Carlos Silva e Sousa”, que integra o programa de Comemorações do 25 de Abril do Município de Albufeira, parte da Marina de Albufeira, no próximo dia 22 de abril (sábado), às 9h30, e irá percorrer um bonito percurso pelo concelho, numa prova com uma extensão total de 19 quilómetros e uma partida simbólica que irá passar pela Avenida dos Descobrimentos.
O trajeto será percorrido entre 2 e 4 vezes, consoante o escalão das atletas: 2 voltas (Cadetes e Masters 50), 3 voltas (Juniores, Masters 30 e 40) e 4 voltas (Elites e sub-23).
Entre as equipas mais representativas da modalidade, encontra-se a equipa da casa - 5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ, que está a completar 8 anos de estrada, e tem vindo a somar títulos em diversas provas do calendário nacional e internacional, com um palmarés invejável com várias campeãs, quer a título individual (em provas de fundo, contrarrelógio e pista) quer em termos coletivos.
A prova irá contar com um pelotão de mais de 100 atletas, o que representa um crescimento em relação à edição anterior da Taça de Portugal Carlos Silva e Sousa, que se realizou pela primeira vez em 2022.
No final serão atribuídos troféus para a 1ª, 2ª e 3ª classificada de cada categoria e por equipas, sendo que há prémios monetários a atribuir de acordo com o Regulamento da Prova.
Esta edição da Taça de Portugal será também uma homenagem ao falecido presidente Carlos Silva e Sousa, uma iniciativa das mentoras do projeto da equipa 5Quinas Município de Albufeira/CDASJ, Orieta Oliveira e Celina Carpinteiro.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destaca “a importância do ciclismo no desenvolvimento desportivo do concelho e do contributo do ex-presidente Carlos Silva e Sousa, na criação e apoio da equipa 5Quinas Município de Albufeira/CDASJ, apoio que continua a acontecer com o atual Executivo”, considerando tratar-se de uma justa homenagem ao seu antecessor.
Cristiano Cabrita, vice-presidente do Município e responsável pelo pelouro do Desporto, reforça as palavras do presidente, sublinhando que “a ação de Carlos Silva e Sousa foi crucial para o crescimento do ciclismo no concelho, sendo que à luz deste projeto, surgiram outros, igualmente dignos do apoio, que contribuíram para que Albufeira tenha bastante representatividade ao nível do ciclismo nacional”.