A iniciativa, que conta com o apoio do Município de Albufeira, tem por objetivo promover o destino de forma original: o Tuk-Tuk, decorado com imagens emblemáticas de Albufeira, transporta informação turística e brindes que irão ser distribuídos nas várias paragens ao longo do percurso.
No primeiro dia o programa arranca em Albufeira, segue para Faro, início da viagem pela Estrada Nacional 2, e continua por Loulé, São Brás, Almodôvar, Castro Verde, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Viana do Alentejo e Montemor-o-Novo. No segundo dia, a jornada começa em Coruche, continua por Moura, Avis, Ponte de Sor, Abrantes, Vila de Rei, Sertã, Pedrógão Grande, Góis, Lousã, Vila Nova de Poiares, Penacova, Mortágua, Tondela e Viseu. No terceiro dia, o Tuk-Tuk de Albufeira promete surpreender as gentes de Lamego, Régua, Vila Real e Chaves. O último dia da aventura vai levar o intrépido viajante de Valpaços a Mirandela, Torre de Moncorvo, Trancoso, Celorico da Beira, Gouveia e Manteigas, a última paragem antes do regresso a casa.
Depois de Manteigas, a viagem segue em direção ao sul, passando por Belmonte, Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Vila Velha de Rodão, Nisa, Alter do Chão, Fronteira, Estremoz, Évora, Portel, Vidigueira, Beja, Castro Verde, Ourique, Silves e finalmente Albufeira.
Para além da divulgação do destino, o empresário albufeirense refere que pretende empreender esta viagem “com vista a promover e valorizar a atividade de animação turística ligada às viagens de Tuk-Tuk, de forma original e respeitando todas as regras de segurança implementadas pela Direção-Geral de Saúde”. Trata-se de uma forma “de mostrar ao País que Albufeira está viva e que os empresários do setor tudo fazem para se reinventar e dar a volta à atual situação económica, sempre complicada nesta altura do ano, e agora muito agravada graças à pandemia”.