Durante cinco dias, 12, 13, 21 e 25 de abril e no dia 1 de maio, Albufeira volta a receber os melhores acordeonistas a nível nacional e internacional, com destaque para Jérémy Lafon, campeão do mundo da modalidade.
Nesta XXXII edição da Gala Internacional do Acordeão, para além de Jérémy Lafon, participam os exímios acordeonistas Mário Gato (Itália), David Duarte (Espanha) e os portugueses Rodrigo Maurício, Ricardo Alves, Jorge Alves, Francisco Saboia, André Guerreiro e Barradinhas.
A Gala tem início no dia 12 de abril, às 21h30, nas instalações da ASCRATIA – Associação Sociocultural e Recreativa “Os Amigos da Terceira Idade de Albufeira”, em Ferreiras. Os próximos espetáculos realizam-se nos seguintes dias e horários: 13 de abril, 21h30, Salão Cultural e Recreativo da Junta de Freguesia da Guia; 21 de abril, 21h30, Auditório Municipal de Albufeira; 25 de abril, 16h00, Parque de Vale Faro, Albufeira, 1 de maio, 16h00, Parque de Estacionamento João Campos, Paderne.
Recorde-se que no início do século XX, o acordeão conquistou um espaço próprio no panorama musical popular português, na música algarvia e no folclore regional, com especial enfoque no corridinho. Refira-se, também, que Albufeira tem fortes tradições ligadas a este instrumento musical, sendo o único município no País a acolher um Museu do Acordeão, um espaço que tem um espólio de mais 1500 peças. O Museu do Acordeão fica localizado na freguesia de Paderne, a aldeia mais típica do concelho de Albufeira.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira está muito satisfeito com mais uma edição da Gala Internacional do Acordeão. “O acordeão é um instrumento musical que valoriza a identidade cultural da região. Antigamente e ainda hoje em dia, em muitas localidades do interior algarvio, não se realiza bailarico, festa ou evento tradicional como as charolas e as marchas populares sem a presença do acordeão”, sublinha José Carlos Rolo que diz ser de extrema importância preservar as tradições”.
O Município de Albufeira é o promotor da Gala Internacional do Acordeão, que conta com produção exclusiva de Carina Saboia e a coordenação de Francisco Saboia.