Celebração do Centenário do Nascimento de António Ramos Rosa

António Ramos Rosa

Sala Polivalente

As inscrições poderão ser feitas diretamente na Biblioteca, através do telefone 289 599507 ou 289 598853 ou pelos emails: biblioteca@cm-albufeira.pt ou elisabete.silva2@cm-albufeira.pt

Leituras partilhadas da obra de António Ramos Rosa (Faro, 17 de outubro de 1924 – Lisboa, 23 de setembro de 2013), mediadas por Elsa Ligeiro da editora Alma Azul. A sessão tem a duração de 60 a 90 minutos para maiores de 16 anos.

Segundo o Dicionário Cronológico de Autores Portugueses (Vol. V, Lisboa, 1998), “António Ramos Rosa frequentou em Faro os estudos secundários, que não concluiu por motivos de saúde. Trabalhou como empregado de escritório, desenvolvendo simultaneamente o gosto pela leitura dos principais escritores portugueses e estrangeiros, com especial preferência pelos poetas. Em 1945 vai para Lisboa e dois anos depois volta a Faro, tendo integrado as fileiras do M.U.D. Juvenil, onde militou activamente. Regressado a Lisboa, foi professor de Português, Francês e Inglês, ao mesmo tempo que estava empregado numa firma comercial, e começou a fazer traduções para a Europa-América, trabalho que nunca mais abandonaria e no qual veio a atingir notável qualidade.

O continuado interesse pela actividade literária levou-o a relacionar-se com um grupo de escritores que o incentivaram na publicação dos seus poemas e artigos de crítica, tendo colaborado em numerosos jornais e revistas. Com alguns desses escritores, fundou em 1951 a revista Árvore, que veio a ser uma das mais marcantes da década, procurando divulgar os textos dos poetas e prosadores portugueses mais significativos no tempo, bem como os grandes nomes da literatura estrangeira. Co-dirigiu também as revistas Cassiopeia e Cadernos do Meio-Dia.[…] A. R. R. recebeu vários prémios de poesia, o primeiro dos quais pela obra Viagem Através de Uma Nebulosa, partilhado ex-aequo com Henrique Segurado. Em 1980, o Prémio do Centro Português da Associação de Críticos Literários, pelo livro O Incêndio dos Aspectos; em 1988, o Prémio Pessoa; em 1989, o Prémio APE/CTT, pela recolha Acordes, e, em 1990, o Grande Prémio Internacional de Poesia, no âmbito dos Encontros Internacionais de Poesia de Liège.”

-
Biblioteca Municipal Lídia Jorge
Cultura

Partilhar:

brevemente