Gabinete de Apoio à Família

O Gabinete da Família de Albufeira (GAF), surge no ano de 2009, com o intuito de responder às frequentes e diversificadas solicitações, das famílias e instituições, com que o Gabinete da Ação Social sempre se deparou. Solicitações essas, que exigiam uma resposta que ia para além da intervenção convencional de índole assistencialista. Motivo que levou à criação de um conjunto de valências capazes de ir ao encontro das necessidades das famílias do nosso concelho e que se pretendiam fomentadoras de processos de mudança efetiva, sendo para tal necessário uma equipa multidisciplinar e estável.

O GAF é um Gabinete de intervenção psicossocial de famílias que se encontrem em situação de fragilidade socioeconómica. Este Gabinete tem como objetivo geral promover a integração e a qualidade de vida das famílias, sobretudo no que diz respeito ao seu bem-estar psicossocial.

Assim, o GAF tem um papel interventivo ao nível das problemáticas/desafios familiares, auxiliando os agregados a criarem o seu projeto de vida, colaborando com estes na prossecução das suas responsabilidades e ajudando-os a encontrar respostas adequadas para os seus desafios.

A todas as famílias, em situação de fragilidade socioeconómica e psico-emocional do concelho de Albufeira.

Deverá realizar atendimento na Divisão de Ação Social.

Por marcação prévia nos serviços.

Saúde mental e bem-estar psicológico


Ao longo do mês de outubro, o Município de Albufeira assinala as celebrações mundiais do Dia da Saúde Mental (10 de outubro), com um conjunto de iniciativas destinadas à população em geral, nomeadamente, o seminário “Saúde mental e bem-estar psicológico”, a ter lugar no dia 24 de outubro, no Auditório Municipal de Albufeira, com entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Os problemas de saúde mental são uma das principais causas de doença no mundo, afetando a qualidade de vida, as relações interpessoais, e a produtividade académica e laboral. A prevalência dos problemas de saúde mental tem aumentado nas últimas décadas, sendo atualmente um sério problema de saúde pública.

Por outro lado, o bem-estar pode ser definido como um estado físico, social e mental positivo. O bem-estar psicológico inclui fatores como a capacidade de desenvolver o seu potencial, trabalhar com produtividade e criatividade, construir relações fortes e positivas com outros e contribuir para a sua comunidade. O bem-estar inclui também sensações de satisfação, otimismo, autoestima e de viver com significado, é basicamente quando temos todas as áreas da vida, incluindo aspetos físicos, mentais, sociais e ambientais, positivamente equilibrados. A atividade física regular e os cuidados com a alimentação, assim como um estilo de vida saudável, constituem uma mais-valia para um percurso com saúde. 

FICHA DE INSCRIÇÃO
 

DESCARREGAR O PROGRAMA