BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA CELEBRA O CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE ANTÓNIO RAMOS ROSA

António Ramos Rosa foi um dos poetas mais influentes e reconhecidos da literatura portuguesa do século XX. Ao longo da sua carreira acumulou uma impressionante lista de prémios e distinções, tanto em Portugal quanto no estrangeiro, que comprovam a profundidade e originalidade da sua obra poética. O Município de Albufeira decidiu assinalar o centenário do nascimento do poeta português com uma sessão de leituras partilhadas da sua obra. O evento, que decorre na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, no dia 31 de outubro, às 21h00, visa homenagear um dos mais notáveis escritores da região. A participação no evento é gratuita mas carece de inscrição prévia, a qual pode ser efetuada através dos telefones: 289 599 507|289 598 853 ou dos seguintes endereços eletrónicos: biblioteca@cm-albufeira.pt ou elisabete.silva2@cm-albufeira.pt.

Nascido a 17 de outubro de 1924, em Faro, e falecido a 23 de setembro de 2013, em Lisboa, António Ramos Rosa viveu para a palavra. A sua trajetória como poeta ficou marcada pela busca incessante pela liberdade da expressão poética e pela exploração profunda da existência e da realidade. Ao longo da sua vida, publicou uma vasta obra literária que lhe garantiu um lugar de destaque na literatura nacional e mundial. Entre a sua obra mais importante destacamos “Poesia, Liberdade Livre” (1962) e “A Poesia Moderna e a Interrogação do Real” (1979), ensaios que moldaram várias gerações de leitores e poetas e marcaram a literatura pela sua qualidade notável.

O seu livro de poesia O Grito Claro foi publicado em 1958, sendo o primeiro de uma vasta obra poética que ultrapassa os cinquenta títulos.

António Ramos Rosa recebeu, entre outros, o prémio Fernando Pessoa, em 1988; o prémio PEN Clube Português e o Grande Prémio de Poesia Associação Portuguesa de Escritores/CTT - Correios de Portugal, em 2006, pela obra Génese (2005); e o prémio Luís Miguel Nava (2006) pelas obras de poesia publicadas no ano anterior: Génese e Constelações.

Além da sua obra poética, Ramos Rosa foi um tradutor prolífico, especialmente de poetas e prosadores franceses e ingleses, contribuindo de forma decisiva para a introdução e divulgação da literatura estrangeira em Portugal. 

Reconhecendo a relevância da obra de António Ramos Rosa, o Município de Albufeira decidiu assinalar o centenário do seu nascimento no espaço cultural e literário de Albufeira por excelência. Assim, no próximo dia 31 de outubro, às 21h00, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge abre as portas a uma sessão de leituras partilhadas, mediada por Elsa Ligeiro, da editora Alma Azul, em homenagem a um dos grandes nomes da literatura portuguesa. 

A participação no evento, que destaca a vida e obra do autor, é gratuita, mas requer inscrição prévia, pelo que os interessados devem fazê-lo através dos números de telefone 289 599 507 ou 289 598 853, ou por email para: biblioteca@cm-albufeira.pt ou elisabete.silva2@cm-albufeira.pt

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também

PROGRAMA DE FÉRIAS DE NATAL PARA CRIANÇAS E JOVENS DE ALBUFEIRA
Durante o período de interrupção letiva do Natal, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, convida “os mais pequeninos” a embarcarem numa aventura cheia de diversão e criatividade com o programa “Férias Escolares + Diversão = Biblioteca”. De...

Partilhar