MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA GARANTE FÉRIAS COM MUITA BRINCADEIRA E DIVERSÃO ÀS CRIANÇAS E JOVENS DO CONCELHO

Depois de mais um ano letivo de trabalho intenso para milhares de crianças e jovens, finalmente chegaram as férias de verão. “É a pensar neles e nos pais, que nesta altura do ano estão a trabalhar, por vezes com horários alargados e sem ter com quem deixar os filhos, que todos os anos o Município de Albufeira organiza vários programas de ocupação de tempos livres com atividades diversificadas”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. Há programas para todos os gostos: as Férias GAJ (1 de julho a 23 de agosto); Férias de Verão, na EB2,3 Dr. Francisco Cabrita (1 de julho a 30 de agosto); no Arquivo Histórico (1 a 5 de julho), na Biblioteca Municipal Lídia Jorge (2 a 26 de julho) e o Verão Desportivo, a decorrer em várias praias do concelho durante os meses de julho, agosto e setembro. 

À semelhança do que acontece todos os anos, o Município de Albufeira organizou um conjunto diversificado de programas de ocupação de tempos livres destinados aos alunos do concelho dos vários graus de ensino. “É que depois de um intenso ano letivo há que por a brincadeira em dia, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

O projeto “Férias de Verão GAJ 2024”, do Gabinete da Juventude do Município decorre entre os dias 1 de julho e 23 de agosto. O programa divide-se em duas vertentes etárias: “Juventude em Ação”, destinado a jovens dos 13 aos 18 anos de idade, e ”Infantis em Ação” dos 10 aos 12 anos. A programação deste ano, bastante atrativa e variada divide-se em quatro quinzenas (1.ª – 1 a 12 de julho; 2.ª – 15 a 26 de Julho; 3.ª - 29 de Julho a 9 de Agosto e a 4.ª – 12 a 23 de Agosto). Refira-se que a maior parte das atividades decorre entre as 09h00 e as 17h00. Para os mais crescidos, o programa contempla idas a parques aquáticos, jeep safari, passeios de barco, entre outras iniciativas. Já o programa destinado aos mais novos, para além dos parques aquáticos, inclui brincadeiras num parque de trampolins, workshops de culinária, ritmos e malabarismos e outras atividades muito divertidas.

De 1 de julho a 30 de agosto, entre as 8h30 e as 18h00, realiza-se o programa “Férias de Verão”, na EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, destinado a crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, que frequentem as aulas no concelho de Albufeira, cujos pais se encontrem a trabalhar sem alternativas onde possam deixar os filhos em segurança. “Para estas crianças, o programa integra um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas, que garantem o acompanhamento e diversão dos alunos e a tranquilidade dos pais. Trata-se de um programa extramente importante num concelho que vive essencialmente do turismo, o que implica nesta altura do ano, o aumento do número de horas de trabalho, por vezes, pelos dois elementos do casal”, destaca Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação. Refira-se que neste ano de 2024, o projeto dá resposta a 750 crianças em simultâneo, abrangendo um universo de 1200 crianças.

As manhãs começam com atividades desportivas no recinto da escola, em alguns equipamentos desportivos e na praia, com sup, surf, capoeira, natação, hip hop, basquet, futebol, ginástica acrobática, jogos de praia e muito mais. No período da tarde há cinema, jogos tradicionais, expressão plástica e artes visuais, bem como atividades pedagógicas e culturais no Centro Educativo do Cerro do Ouro e na Escola de Trânsito.
“Férias de Verão”, na Escola EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, “é um programa que pretende ocupar os tempos livres dos mais pequeninos de forma lúdica e responsável, com vista a que as crianças se divirtam e, simultaneamente, aprendam de forma divertida, fora do contexto escolar”, conclui a autarca.

O Centro de Atividades Partilhadas, Terapêuticas e Ocupacionais - C’APTO volta a organizar um programa de férias para crianças excecionais. A iniciativa consiste na realização de atividades de grupo, adaptadas às características funcionais dos seus participantes que, devido às suas necessidades especiais de saúde, necessitam de intervenção especializada. Este ano o projeto pedagógico e terapêutico é direcionado para a prática de atividades desportivas e artísticas, sempre numa perspectiva dos participantes interagirem com ambientes normativos e terem contacto direto com a população em geral.

O programa, que vai decorrer de 3 de julho a 30 de agosto, nas Instalações da APEXA – Escola Básica de Valverde, destina-se a jovens com incapacidade intelectual e autismo, residentes ou a frequentar estabelecimentos de ensino no concelho de Albufeira, nomeadamente 2º ciclo, 3º ciclo e secundário. A iniciativa envolve um total de 34 participantes.

O Serviço Educativo do Arquivo Histórico de Albufeira também organizou um programa destinado a crianças dos 8 aos 14 anos, a decorrer de 1 a 5 de julho, das 9h00 às 13h00. O programa integra um conjunto de atividades que pretendem oferecer aos participantes a oportunidade de vivenciar experiências em contexto de grupo, onde se incentiva o gosto pelo património e o conhecimento da história do Algarve, numa perspetiva lúdica e pedagógica. No dia 1 de julho a proposta passa pela realização do roteiro cultural “À Descoberta do Centro Antigo de Albufeira”; no dia 2 as crianças fazem uma visita orientada ao Museu e Estação Arqueológica do Cerro da Vila, em Vilamoura; no dia 3 é a vez de visitar o Museu de Lagos Dr. José Formosinho; a 4 partem para Loulé à descoberta do Museu Municipal e do Castelo e no último dia do programa vão visitar a exposição “Com os pés na Terra e as Mãos no Mar – 600 anos de História em Quarteira”.

A Biblioteca Municipal Lídia Jorge, por sua vez, volta a acolher o programa “Férias Escolares + Diversão = Biblioteca, a realizar de 2 a 26 de junho, das 10h30 às 13h00. Este ano a programação inclui dezasseis oficinas que visam promover a criatividade, explorando as artes e a manualidade. Os pequeninos (crianças a partir dos 6 anos) podem escolher as oficinas em que querem participar.

Mas verão é sinónimo de praia e atividades ao ar livre pelo que o programa “Verão Desportivo Albufeira 2024” vai novamente percorrer algumas praias do concelho durante os meses de julho, agosto e setembro, nas praias dos Pescadores, Rocha Baixinha e Salgados. As atividades estão disponíveis para residentes e turistas e são gratuitas, bastando fazer inscrição prévia através do email: desporto@cm-albufeira.pt.

Na praia dos Pescadores, durante o mês de julho, há Futevólei, às segundas, quartas e sextas, a partir das 17h30; Campeonato Nacional de Futevólei nos dias 6 e 7 (das 10 às 19h00) e a 14, no mesmo horário, um Torneio de Voleibol de Praia. A 20 de julho, às 14h00, tem lugar um Torneio de Futevólei e no dia 21, também às 14h00, Beach-tennis (torneio e experimentação) e no dia 27, às 14h00, mais um Torneio de Futevólei. Ainda no mês de julho, o programa “Fitness na Praia” promete por todos os veraneantes a cuidar da saúde e a divertirem-se até ao final do dia. Não é necessário fazer inscrição, basta juntar-se ao grupo. As sessões têm lugar na Praia dos Pescadores, às segundas e quartas-feiras, de 1 de julho a 15 de setembro, a partir das 18h00; na praia da Rocha Baixinha, às terças-feiras de 15 de julho a 31 de agosto, a partir das 18h00 e na Praia dos Salgados, às sextas-feiras, de 15 de julho a 31 de agosto, a partir das 10h00.

Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que o desporto e a atividade física são uma grande aposta do Município, quer a nível competitivo quer formativo e lúdico, mesmo durante a época de verão, como se pode constatar no programa “Verão Desportivo” que, todos os anos, anima as praias do concelho durante os meses de julho, agosto e setembro. “São muitas as atividades e programas que desenvolvemos ao longo de todo o ano e que colocam Albufeira em excelente posição para ser Cidade Europeia do Desporto em 2026”, afirma o autarca. 

partilhar:

Etiquetas | Tags

ver também